Plenárias e Semiplenárias

Conferencista: Elbert Einstein Nehrer Macau (UNIFESP)

Local: CDC, Auditório III

Data: Segunda-feira, 26/09, das 16:00 às 17:00.

Chair: Eduardo Cursi 


Resumo: A Natureza se releva através de uma dinâmica rica e variada. Esta dinâmica se reflete na diversidade e variedade das condições ambientais e das espécies que a Terra abriga. Tem-se um ambiente que evolui ao longo do tempo devido às intrincadas relações de interdependência entre seus elementos constitutivos e onde ritmos ordenados e aparentemente desordenados convivem em harmonia.  Um dos processos que a Natureza emprega para controlar seus fenômenos é a sincronização, que se mostra onipresente e reponde até mesmo pela ordenação do movimento coletivo. Dado um conjunto de agentes ligados por relações de interdependência, a partir da sincronização entre os diversos elementos emerge um comportamento coletivo, que possibilita o surgimento de processos sofisticados e complexos sem que exista um agente líder. Por outro lado, a presença da dinâmica caótica em um sistema o leva a alternar de forma aparentemente aleatória seu comportamento ao longo do tempo entre movimentos com características de irregularidade e regularidade, tendo a sensibilidade a variações nas condições iniciais como propriedade fundamental.  Essa dinâmica, que é ubíqua na natureza, é justamente o mecanismo que medeia diversos fenômenos naturais, já que confe a um sistema um mecanismo eficaz transição entre seus diversos regimes dinâmicos de operação. Nesta conferência exploraremos como a sinergia entre sincronização e dinâmica caótica permite à natureza apresentar a rica e variada dinâmica que se observa em sua multitude de processos.

Conferencista: Cláudia Pio Ferreira (UNESP)

Local: CDC, Auditório III

Data: Terça-feira, 27/09, das 11:30 às 12:30.

Chair: Claudia Mazza


Resumo: Discutiremos alguns modelos de equações diferencias e autômatos celulares que estão sendo usados na modelagem espaço-temporal de insetos de importância econômica. Para isso, abordaremos algumas questões de relevância epidemiológica e agrária relativa ao controle do mosquito Aedes e do inseto Diabrotica speciosa. Em comum, a dinâmica dessas populações são influenciadas?por fatores climáticos e pela paisagem onde elas estão inseridas. Limiares para a persistência dessas populações bem como a sensibilidade destes limiares aos parâmetros do modelo serão apresentados. Diferentes cenários com relação ao controle dessas populações serão estudados por simulação.

Conferencista: Sueli Irene Rodrigues Costa (Unicamp)

Local: CDC, Auditório III

Data: Quarta-feira, 28/09, das 11:30 às 12:30.

Chair: Grasiele Jorge 


Resumo: Nesta apresentação abordaremos dois tópicos de geometria e suas aplicações na área de comunicações em que temos trabalhado: Reticulados e Geometria da Informação. Reticulados são subgrupos aditivos discretos do espaço euclidiano n-dimensional e vem sendo usados para codificação visando confiabilidade e segurança em transmissões através de diferentes canais. Atualmente criptografia baseada em reticulados é uma das principais subáreas da chamada criptografia pós-quântica. Geometria da Informação engloba o estudo de variedades estatísticas de distribuições de probabilidade considerando-se diferentes métricas e medidas de divergência e contempla diversas aplicações relacionadas a agrupamento de dados e processos de aprendizagem, como segmentação de imagem, classificação morfológica, etc. Destacaremos particularmente o espaço das distribuições normais multivariadas com a métrica de Fisher e aplicações. 


Conferencista: Felipe F. Pereira (University of Texas at Dallas)

Local: CDC, Auditório III

Data: Quinta-feira, 29/09, das 11:30 às 12:30.

Chair: Fabrício Simeoni 


Resumo: A simulação numérica precisa de escoamentos multifásicos em meios porosos é fundamental para a preservação do meio ambiente (por exemplo, em projetos de sequestro de CO2 em aquíferos salinos, no estudo da contaminação do subsolo por poluentes ou no uso do subsolo para armazenamento de H2) e para a produção de energia (por exemplo, na produção de petróleo e gás natural). Dois aspectos da simulação numérica são particularmente desafiadores:  (i) O elevado número de incógnitas do problema que deve ser resolvido, dado pelas equações diferenciais parciais que descrevem os escoamentos na sua forma discreta; (ii) A incerteza presente na determinação dos coeficientes das equações governantes, que descrevem propriedades das rochas e dos fluidos presentes no subsolo. Nesta palestra vamos discutir o impacto dos métodos multiescala, que se baseiam na estratégia de decomposição de domínios, na abordagem destes dois desafios. Resultados de pesquisas bastante recentes serão discutidos de forma acessível a estudantes de graduação e pós-graduação em matemática aplicada e/ou computacional.

Conferencista: Mauro Luiz Rabelo (UnB)

Local: CDC, Auditório III

Data: Sexta-feira, 30/09, das 11:30 às 12:30.

Chair: João Frederico Meyer 


Resumo: A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu mudanças na estrutura do ensino médio, definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contempla a Formação Geral Básica orientada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas para os estudantes, os denominados itinerários formativos, com foco nas quatro grande áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. O Ministério da Educação estabeleceu o ano de 2022 como marco para que todas as escolas do país iniciassem a mudança preconizada pela lei para os estudantes do primeiro ano do ensino médio. 

Nesse cenário, sendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a principal forma de de ingresso dos estudantes no ensino superior, houve a necessidade de rediscutir a estrutura do exame, adequando-o ao novo ensino médio. Assim, discutiremos a metodologia que será empregada no novo Enem, que entrará em vigor em 2024, ano em que os estudantes do ensino médio terão completado o primeiro ciclo no novo modelo curricular. 

Complementarmente, será comentada a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na educação básica, que traz em seu escopo estratégias personalizadas para recomposição da aprendizagem dos alunos com uso intensivo de recursos digitais e inteligência artificial, busca ativa escolar por intermédio de um sistema de alerta preventivo, adaptação curricular com foco em habilidades essenciais, avaliações formativas e diagnósticas aplicadas em ciclos bimestrais, formação de professores, criação colaborativa de materiais didáticos estruturados e reforço à resiliência dos sistemas educacionais. 

Conferencista: Yuri Saporito (FGV-Rio)

Local: IMECC, Auditório, saguão

Data: Sexta-feira, 30/09, das 11:30 às 12:30.

Chair: Hugo de La Cruz 


Resumo: O cálculo funcional de Itô é uma generalização do cálculo estocástico de Itô que nos permite examinar modelos com dependência na história dos estados observados. Nesta palestra, eu vou introduzir esse cálculo funcional e mostrar seus desdobramentos em diversas áreas. Como aplicação principal, mostrarei como essa teoria nos permite considerar problemas de Controle Ótimo cuja dinâmica pode depender do caminho do controle. Além disso, vamos apresentar um novo método numérico baseado em Deep Learning para solução das equações funcionais que nascem dessa teoria.

Conferencista: Fernanda de Bastiani (UFPE)

Local: IMECC, Auditório, saguão

Data: Quarta-feira, 28/09, das 14:00 às 15:00.

Chair: Marilaine Colnago 


Resumo: The generalized additive models for location, scale and shape, GAMLSS, are univariate distributional regression models, where all the parameters of the assumed distribution for the response variable can be modelled as additive function of the explanatory variables. GAMLSS provides a framework to address problems like the choice of an appropriate distribution for the response variable and explaining how this distributions, and it parameters, varies over different values of the explanatory variables. We will introduce GAMLSS and its statistical modelling philosophy, and its implementation in the statistical software R. GAMLSS can be used for modern distributional regression. It considers different additive terms for modelling the parameters of the distribution such as linear, non-parametric smoothing and random effects terms. And contains different modelling selection techniques and diagnostics for checking the model adequacy.

Conferencista: Silvio Alexandre de Araujo (UNESP)

Local: CDC, Auditório III

Data: Quarta-feira, 28/09, das 14:00 às 15:00.

Chair: Kelly Poldi 


Resumo: Nesta palestra falaremos de algumas aplicações industriais que temos trabalhado e que envolvem o problema integrado de dimensionamento de lotes e corte de estoque. O problema de dimensionamento de lotes consiste em determinar os tamanhos de lotes de produção em cada um dos períodos do horizonte de planejamento, de maneira a minimizar custos de produção e a satisfazer restrições de disponibilidade de recursos e atendimento à demanda dos itens. O problema de corte de estoque consiste em determinar a melhor forma de cortar unidades de material, de maneira a produzir um conjunto de unidades menores para atender pedidos de clientes ou para estoque. A integração destes dois problemas tem como objetivo de capturar a interdependência entre estas decisões de forma a possibilitar economia de matéria-prima e redução de custos de produção e estoque. Dentre as aplicações estudadas tem-se: a indústria metal-mecânica, automotiva, moveleira, de construção civil e de colchões. A palestra será mais focada nas aplicações e nos modelos matemáticos do que nos métodos de solução. Além disso, algumas direções para pesquisas futuras serão apontadas.

Conferencista: Sônia Maria Gomes (Unicamp)

Local: CDC, Auditório III

Data: Sexta-feira, 30/09, das 14:00 às 15:00.

Chair: Cristiane Faria 


Resumo: Vários problemas multifísicos de interesse são modelados por formulações variacionais mistas envolvendo variáveis de diferente natureza.  Um exemplo clássico ocorre em modelos de escoamento em meios porosos (problema de Darcy) em que variáveis de fluxo e pressão do fluido  são resolvidas simultaneamente. Outros problemas que ocorrem em elasticidade ou em eletromagnetismo computacional também podem ser modelados por formulações mistas. 

Para serem estáveis, os modelos numéricos  dessas formulações mistas  requerem espaços de aproximação adequados (compatíveis) para cada uma das variáveis envolvidas. Como decorrência, propriedades importantes da física do problema são herdadas no modelo numérico em que a compatibilidade adequada é verificada.

As referidas sequências exatas  (ou complexos de De Rham) são formadas por   espaços de elementos finitos  que  sejam compatíveis com ação dos típicos operadores diferenciais  de modelos matemáticos: gradiente, curl ou divergente.

Por exemplo,  pares de espaços divergente-compatíveis são necessários para uma  discretização estável do fluxo e da pressão do fluido no problema de Darcy, preservando propriedades de conservação de massa localmente.

Esta é uma metodologia sobre a qual  tenho trabalhado na última década e pretendo contar uma historinha sobre  ela. Com origem na década de 70, complexos desafios ainda persistem nos dias de hoje.  Falarei sobre alguns deles, como no caso de simulações adaptativas ou de problemas multiescala.

 

Midias Sociais - Contato

Você tem alguma dúvida?



CNMAC / SBMAC

Edifício Medical Center
Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163
São Carlos/SP - CEP: 13561-120
e-mails: cnmac@sbmac.org.br / sbmac@sbmac.org.br