Submissão de trabalhos





Resultados 

As avaliações dos trabalhos submetidos para apresentação no CNMAC 2022 estão em andamento. Os resultados estão sendo divulgados de maneira gradual e os autores podem conferir o status de sua submissão na área de congressista do autor responsável pelo envio. 

Submissão

A submissão de trabalhos para o CNMAC 2022 está aberta! Em 2022, os trabalhos aprovados poderão ser apresentados no formato presencial ou no formato virtual, à escolha do(a) apresentador(a) no ato de inscrição no evento. 

 

O prazo de submissão de trabalhos para o CNMAC 2022 encerra-se no dia 31 de março. Como o processo de avaliação dos trabalhos pelo Comitê Editorial é minucioso, e consequentemente longo, esta data não será adiada pela organização do evento.

 

Porém, para aqueles que enviarem a sua submissão até o dia 31 de março, será possível editar o trabalho submetido até o dia 8 de abril. Isso significa que o sistema permitirá a alteração dos dados de uma submissão e do arquivo .pdf anexado a ela após o dia 31 de março (e até o dia 8 de abril), mas que nenhuma submissão nova poderá ser iniciada após o dia 31 de março.


Plataforma de Submissão

Para realizar a submissão é necessário se cadastrar na plataforma do evento e acessar Inscrições Científicas > Trabalhos, no link abaixo.

REALIZAR SUBMISSÃO (Clique aqui)


Regras para Submissão

Os trabalhos submetidos devem seguir rigorosamente os modelos disponíveis ao final dessa página. Trabalhos submetidos fora do padrão estabelecido para o CNMAC 2022 serão automaticamente rejeitados pelo Comitê Editorial, sem análise de mérito científico.

O Comitê Editorial poderá, a seu critério, consultar o currículo Lattes dos autores para checagem de informações pertinentes sobre a titulação do autor-apresentador. Só serão aceitos trabalhos cujos autores estejam no mínimo matriculados em curso superior.

Para que um trabalho aceito seja incluído no Programa do evento é necessário que o autor-apresentador (designado na submissão) pague a taxa de inscrição da categoria correspondente até a data limite estabelecida pela Comissão Organizadora. As inscrições no CNMAC 2022 estarão abertas a partir de 02/05/2022. Cada taxa de inscrição permite a apresentação de, no máximo, 2 (dois) trabalhos, em quaisquer categorias, respeitadas as restrições sobre o Tipo e Categoria das contribuições. Desse modo, cada participante só poderá submeter até 2 (dois) trabalhos ou ser indicado como autor-apresentador de até 2 (dois) trabalhos.

Os trabalhos aceitos e apresentados, em todas as duas categorias, serão publicados no Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics (http://proceedings.sbmac.org.br/sbmac). Por esta razão, ao submeter e apresentar um trabalho no evento, o autor deve estar ciente de que seu trabalho será publicado pela SBMAC, sendo tacitamente cedidos à Sociedade os direitos autorais.

Nos eventos da SBMAC são consideradas (três) tipos de contribuições:

  • Tipo A: Pesquisa em nível de iniciação científica; o autor-apresentador deverá no mínimo estar cursando a graduação.
  • Tipo B: Pesquisa em andamento com resultados parciais; o autor-apresentador deverá no mínimo estar cursando o mestrado.
  • Tipo C: Pesquisa original com resultados conclusivos; o autor-apresentador deverá no mínimo estar cursando o doutorado.

Dependendo do Tipo de contribuição, o trabalho deverá ser submetido em apenas UMA das seguintes categorias:

  •  Categoria 1: Resumo de duas páginas (Tipos A, B e C). 
  • Categoria 2: Trabalho completo de 5 a 7 páginas (Tipo C).

As formas de apresentação dos trabalhos no CNMAC 2022 serão definidas pela comissão organizadora e divulgadas posteriormente nesta página. Adiantamos que, pelo formato híbrido de realização do CNMAC 2022, autores-apresentadores terão a opção de participar na modalidade presencial ou na modalidade virtual.

Templates (LaTeX): informação sobre os arquivos para submissão

Os templates (somente na versão em LaTeX) para preparação dos trabalhos, de acordo com cada uma das duas categorias, estão disponibilizados abaixo. Ao submeter o trabalho no sistema o usuário deverá enviar o arquivo PDF.

  Template - Categoria 1
Categoria 1 em Overleaf: https://www.overleaf.com/CNMACtemp1

  Template - Categoria 2
Categoria 2 em Overleaf: https://www.overleaf.com/CNMACtemp2

 

Observações:

 

1. Contrariamente ao que aparece escrito no texto do template, a bibliografia gerada pelo template coloca as referências em ordem alfabética. Caso os(as) autores(as) prefiram que as referências apareçam na ordem em que são citadas no texto, devem realizar a seguinte substituição no arquivo utilizado:

% ref bibliográficas

\usepackage[backend=biber, style=numeric-comp]{biblatex}

por 

% ref bibliográficas

\usepackage[backend=biber, style=numeric-comp, sorting=none]{biblatex}

 

Os dois formatos serão aceitos.

 

2. A bibliografia gerada pelo template utiliza "et al" para referências com muitos autores. Caso os(as) autores(as) prefiram que os nomes de todos os autores sejam listados, devem realizar a seguinte substituição no arquivo utilizado:

\usepackage[backend=biber, style=numeric-comp]{biblatex}

para

\usepackage[backend=biber, style=numeric-comp, maxnames=50]{biblatex}

 

A adição do comando "maxnames=50" também poderá ser feita caso os(as) autores(as) tenham optado pelo comando 

\usepackage[backend=biber, style=numeric-comp, sorting=none]{biblatex}.


Sessões Técnicas

Cada trabalho submetido deve ser identificado com alguma das 14 sessões indicadas abaixo. As palavras-chave associadas a cada ST têm como propósito orientar os(as) autores(as) para a escolha da ST mais adequada ao trabalho a ser submetido. Em caso de dúvidas sobre submissão e avaliação de trabalhos enviar email para atendimento@criandoelo.com.br.

 

As Sessões Técnicas do CNMAC 2022 são:

  • ST01 - Análise Aplicada
    Palavras-chave: Equações diferenciais, análise funcional, estudos qualitativos e numéricos de equações diferenciais, análise linear e não-linear, wavelets, cálculo fracionário, estabilidade, controle ótimo, teoria de controle, teoria de sistemas, problemas inversos, outros.
  • ST02 - Biomatemática
    Palavras-chave: autômatos celulares, controle ótimo, doenças negligenciadas, dinâmica populacional, ecologia, epidemiologia, equações diferenciais, fuzzy, métodos numéricos, modelagem matemática, simulações numéricas, teoria dos jogos, outros.
  • ST03 - Computação Científica
    Palavras-chave: técnicas de soluções numéricas, algoritmos, modelos e simulações para análise e solução de problemas oriundos da física, química, biologia, ciências sociais, economia e engenharia, outros.
  • ST04 - Computação Gráfica e Matemática Discreta
    Palavras-chave: redes, combinatória, teoria dos grafos, algoritmos, teoria de códigos, análise e processamento de imagens, síntese de imagens e visualização, modelagem geométrica e interação, animação e multimídia, outros.
  • ST05 - Física-Matemática, Mecânica dos Fluidos e Sistemas Dinâmicos
    Palavras-chave: equações diferenciais ordinárias e parciais, dinâmica não-linear, métodos de aproximação de sistemas dinâmicos, teoria ergódica, equações de Navier-Stokes, modelagem matemática de problemas físicos, outros.
  • ST06 - Matemática Aplicada à Engenharia 1
    Palavras-chave: engenharia espacial, mecatrônica, elétrica, bioengenharia, eletrônica, química e ambiental, outras.
  • ST07 - Matemática Aplicada à Engenharia 2
    Palavras-chave: engenharia mecânica, civil, de petróleo, de minas, naval, oceânica, de transporte, outras.
  • ST08 - Modelagem Matemática
    Palavras-chave: Métodos de Matemática Aplicada e Computacional não considerados nas outras sessões, aplicações em atuaria, economia, ciências sociais, outras.
  • ST09 - Modelagem Computacional
    Palavras-chave: modelagem computacional de problemas físicos, problemas inversos, processamento de sinais, outros.
  • ST10 - Métodos Estocásticos e Estatísticos
    Palavras-chave: processos estocásticos, estruturas aleatórias, cálculo estocástico, modelos de regressão, inferência, bioestatística, análise de sobrevivência, análise multi-variada, métodos não-paramêtricos, outros.
  • ST11 - Métodos Numéricos
    Palavras-chave: análise numérica, aproximação de funções, interpolação e extrapolação, álgebra linear, otimização e equações não-lineares, quadratura e polinômios ortogonais, equações diferenciais ordinárias e equações integrais, equações diferenciais parciais, diferenciação numérica, métodos de discretização, outros.
  • ST12 - Otimização
    Palavras-chave: Otimização combinatória, contínua, convexa, discreta, dinâmica, estocástica, fracionária, global, heurística, infinita, inteira, linear, multinível, multiobjetivo, não linear, robusta, semi-definida, outros.
  • ST13 - Ensino
    Palavras-chave: ensino da matemática, história da matemática, novas metodologias, divulgação científica, outros.
  • ST14 - Atividades extensionistas e profissionais em STEM e de pesquisa relacionadas a gênero 
    Palavras-chave: PROFMAT, mestrados profissionais, extensão em STEM, indústria, extensão relacionada a gênero em STEM, pesquisas de gênero em STEM, parentalidade.

 

 

Midias Sociais - Contato

Você tem alguma dúvida?



CNMAC / SBMAC

Edifício Medical Center
Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163
São Carlos/SP - CEP: 13561-120
e-mails: cnmac@sbmac.org.br / sbmac@sbmac.org.br