CNMACquinho


As crianças também terão o seu espaço no CNMAC!


 

 

Nesta edição do CNMAC, mães, pais ou responsáveis poderão inscrever seus filhos ou filhas, com idades a partir de 10 (dez) anos, no CNMACquinho.

O CNMACquinho consistirá em um conjunto de atividades oferecidas por alunos de licenciatura em Matemática e integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto Física/Matemática-Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia, nos dias 17, 18 e 19 de setembro de 2019 das 13:30 às 16:50hs. 

 

Para estimular o raciocínio lógico e matemático, as crianças irão participar de oficinas e atividades com jogos matemáticos, além de uma dinâmica na forma de maratona de matemática chamada Show Matemático.

 

O público alvo para as atividades está restrito aos alunos do Ensino Fundamental 2 ou crianças com idades a partir de 10 anos.

 

 

 

Atividades Programadas:

 Os estudantes do curso de Matemática juntamente com os membros do PIBID se dividirão em grupos para atuarem como mediadores das atividades, com a supervisão dos docentes integrantes deste evento. Em cada atividade/oficina está prevista a participação de aproximadamente 15 (quinze) estudantes. Nos dias em que o número de participantes for grande, serão realizadas duas atividades/oficinas simultaneamente. Está confirmada a participação dos alunos de 6º/7º ano do Ensino Fundamental das escolas E.E. Porf. Américo Renê Giannetti e E.M. Prof. Jacy de Assis e alunos do 5º ano da Escola Centro Educacional Estrela Guia. As inscrições foram realizadas online pelo link: https://forms.gle/n2ePsg7qrKFEU7tg6

Em cada uma das três tardes serão realizadas três atividades de uma hora cada, com um intervalo de 30 minutos após a segunda delas, em que as crianças terão um pipoqueiro oferecendo pipoca à vontade. Serão realizadas as seguintes atividades:

  

Oficinas

·      Oficina 1 -  πre conosco

Por meio de uma forma lúdica, o objetivo dessa oficina está em propiciar ao estudante do ensino fundamental como se deu o surgimento do número π. Para isso, desenvolveremos por meio de um contexto histórico algumas ideias dos conceitos de círculo, circunferência, corda, diâmetro, raio e números irracionais.

Responsáveis: Paulo Victor Machado Prado, com apoio de alunos do PIBID.

 

·      Oficina 2 - Oficina de dobradura: Explorando o Teorema de Pitágoras.

Esta oficina tem como objetivo dar significado ao Teorema de Pitágoras. Para isso usaremos uma abordagem histórica explorando os conceitos de áreas de figuras planas de uma forma lúdica, usando dobraduras e recortes. Através da visualização e manipulação de materiais concretos esperamos que os participantes tenham um contato com a dedução de um dos grandes resultados da Matemática.

Responsáveis: João Antonio Camargo Neto, com apoio de alunos do PIBID.

 

·      Oficina 3 - Práticas educativas com o uso de Geoplano.

A proposta dessa oficina tem como objetivo explorar os conceitos de polígonos e os elementos que o compõe. Para tanto usaremos o Geoplano, como material concreto e manipulativo auxiliando no manuseio dos entes geométricos descritos.  Desse modo, de uma forma lúdica esperamos que os estudantes consigam construir, reconhecer e definir alguns conteúdos da Matemática.

Responsáveis: Caroline Martins Araújo Teles Dias, com apoio dos alunos do PIBID.

 

·      Oficina 4 - Oficina de cubo mágico.

Nesta atividade será apresentado aos participantes o tradicional cubo mágico 3x3. Em posse do cubo mágico, eles aprenderão técnicas para resolver o cubo mágico em etapas simples e bem explicativas. Ao final desta oficina haverá um desafio entre os participantes em que o vencedor será aquele que conseguir resolver mais rapidamente o cubo ou parte dele.

Responsáveis: Sabina Agnésia Candido Drumond, Waldemar Nunes de Freitas Filho, Guilherme Daniel Nogueira, Maria Luiza Paulino de Oliveira

 

Jogos matemáticos 

·      Contig 60.

Este jogo é composto por três dados comuns de seis lados, fichas de duas diferentes cores e um tabuleiro 8x8 contendo números que compreendem os possíveis valores que se pode obter como resultado de operações matemáticas elementares com os três dados ( +, - , × , ÷ ). Cada dupla começa o jogo com 60 pontos e jogam alternadamente subtraindo os pontos que conquistaram. Na sua vez, o jogador lança os três dados e constrói uma sentença numérica, usando operações matemáticas, com os números obtidos nos dados e cobre a posição no tabuleiro referente a este resultado com uma ficha de sua cor. Vence o jogador que obtiver a menor pontuação ou marcar 5 fichas consecutivas em uma linha, coluna ou diagonal.  

Responsáveis: Anderson Martins Rocha do Prado, Bruno Pádua Araújo, Jéssica Plifinar Vieira Florêncio e Victor Rodrigues Silva. 

 

·      Poliminós

É um jogo composto por dois tabuleiros quadriculados 9x9, um dado comum de seis lados e um conjunto de diversas peças com formas geométricas construídas pela reunião de 1, 2, 3, 4 ou 5 quadradinhos, chamados poliminós. Dois jogadores se enfrentam jogando o dado e completando o tabuleiro com os poliminós de tamanho igual ao número obtido no dado, de modo que peças de mesma cor não fiquem adjacentes. As peças têm diferentes pontos e vence o jogador com maior pontuação. 

Responsáveis: Vagner Ramos Rodrigues Filho, Bianca Beatriz Ribeiro, Birajar Francisco de Moura Neto e Nélio Gomes da Silva.

 

Show Matemático

Resume-se em uma dinâmica de perguntas e respostas. Os alunos participantes serão divididos em equipes e responderão perguntas de raciocínio lógico, geometria básica e aritmética elementar. Ao final as equipes vencedoras receberão brindes como forma de premiação.

Responsáveis: alunos bolsistas do PIBID-UFU/Matemática.

 

 

Local das atividades: Centro de convivência

 

Cronograma das atividades:

 

 

17/09 (terça-feira)

18/09 (quarta-feira)

19/09 (quinta-feira)

13:30 – 14:30

Oficina 1/Oficina 4

Oficina 4/Oficina 1

Oficina 2/Poliminós

14:30 – 15:30

Oficina 3/Contig 60

Oficina 2/Poliminós

Oficina 4/Oficina 3

15:30 – 16:00

Coffee Break

Coffee Break

Coffee Break

16:00 – 16:50

Show Matemático

Show Matemático

Show Matemático


 

 

Organização


Docentes
•    Marcus Augusto Bronzi – FAMAT/UFU (coordenador do CNMACquinho)
•    Rosana Sueli da Motta Jafelice – FAMAT/UFU (coordenadora do CNMAC)
•    Douglas Marin – FAMAT/UFU

Bolsistas PIBID – FAMAT/UFU
•    Anderson Martins Rocha do Prado
•    Bianca Beatriz Ribeiro
•    Birajar Francisco de Moura Neto
•    Bruno Pádua Araújo
•    Guilherme Daniel Nogueira
•    Jéssica Plifinar Vieira Florêncio
•    Maria Luiza Paulino de Oliveira
•    Nélio Gomes da Silva
•    Sabina Agnésia Candido Drumond
•    Vagner Ramos Rodrigues Filho
•    Victor Rodrigues Silva
•    Waldemar Nunes de Freitas Filho

Licenciandos da FAMAT/UFU
•    Caroline Martins Araújo Teles Dias
•    João Antonio Camargo Neto
•    Paulo Victor Machado Prado

Colaboradores
•    Fabiana Fiorezi de Marco Matos – FAMAT/UFU
•    Érika Maria Chioca Lopes – FAMAT/UFU
•    Graciela Nunes da Silav – E.E. Américo Renê Giannetti (supervisora PIBID)
•    Rafael Ferreira de Camargos Sousa – E.E. Joaquim Saraiva (supervisor PIBID)

Midias Sociais - Contato

Você tem alguma dúvida?



CNMAC / SBMAC

Edifício Medical Center
Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163
São Carlos/SP - CEP: 13561-120
e-mails: cnmac@sbmac.org.br / sbmac@sbmac.org.br