Mesas Redondas

Mediador: Mário Martinez (Unicamp)

Local: CDC – auditório 3
Data e horário: 17/9 – 16:00h – Segunda-feira


Debatedores: 

Domingo Alberto Tarzia (Universidad Austral, Argentina)

Jaime San Martin (Universidad de Chile, Chile)

Alvaro Riascos (Universidad de Los Andes, Colombia)

Mediadora: Walcy Souza (UFRJ)

Local: IMECC - auditório
Data e horário: 18/9 – 19:15h – terça-feira


Debatedoras:

Helena Lopes (UFRJ)

Carolina Araújo (IMPA)

Christina Brech (USP)

Mediadora: Laura Rifo (Unicamp)

Local: IMECC - auditório
Data e horário: 20/9 – 19:15h – quinta-feira


Debatedores: Severino Cirino de Lima Neto (UNIVASF), Antonio Cardoso do Amaral (Escola de Ensino Médio Augustinho Brandão, Cocal dos Alves, PI) e Antonio José Lopes (Bigode).

Descrição: Esta proposta está voltada para professores do Ensino Fundamental e Médio, para alunos da Licenciatura em Matemática e profissionais da área da educação.

O impacto de iniciativas de incentivo à aprendizagem de matemática pode ser medido através dos resultados obtidos pelos alunos em diversas instâncias de avaliação, como, por exemplo, ENEM, Prova Brasil e Olimpíadas de Matemática, OBM e OBMEP, dentre outras.

Nesta mesa redonda, apresentaremos as experiências de dois projetos de destaque no ensino de matemática na escola pública:

1) Prof. Dr. Severino Cirino de Lima Neto, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Juazeiro, BA. Desenvolve o projeto ``Descobrindo talentos em Matemática'', que tem como principal objetivo a preparação de estudantes de ensino básico, público-alvo da OBMEP, Olimpíadas Municipais de Matemática, entre outras competições relacionadas à Matemática. O projeto está em sua sexta edição e, desde o início, vem revelando talentos e, assim, instigando estudantes de vários níveis de escolaridade a ter um olhar diferente da matemática, despertando-os e incentivando-os na escolha de um curso superior. Anualmente, o projeto atende em média 300 estudantes de diversas escolas públicas de Petrolina/PE e Juazeiro/BA.

2) Prof. Antonio Cardoso do Amaral, Unidade Escolar Augustinho Brandão, Cocal dos Alves, PI. Cocal dos Alves é um município com cerca de seis mil habitantes, no sertão do Piauí. A cidade acumula mais de 150 medalhas e inúmeras menções honrosas na OBMEP, desde 2006. Um resultado impressionante para um município cujo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dos 50 mais baixos do país e onde cerca de 95% da população vivem do Bolsa-Família. Na Prova Brasil, a proporção de alunos de 9o ano que aprenderam o adequado é igual a 83%, em comparação com a média do Brasil de 14%, e no SISU, a taxa de aprovacão é de 70%.

3) Prof. Antonio José Lopes (Bigode), presidente da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática).

Após as apresentações, haverá discussão aberta com o público, ocupando todo o restante do tempo. Este tempo de discussão torna-se relevante dado que percepção das similitudes e diferenças entre as realidades das diferentes regiões do Brasil permite promover um debate rico no que tange ao ensino e aprendizagem de matemática, em particular.


Midias Sociais - Contato

Você tem alguma dúvida?



CNMAC / SBMAC

Edifício Medical Center
Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163
São Carlos/SP - CEP: 13561-120
e-mails: cnmac@sbmac.org.br / sbmac@sbmac.org.br